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Cronologia
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Charles Babbage

1837
Charles Babbage expõe o projecto da máquina analítica, originando o conceito de um computador programável. Inspirado no tear de cartões perfurados de Jacquard, Babbage planeia uma máquina capaz de "tecer números", uma máquina de calcular onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões. Por causa de questões técnicas, financeiras, políticas e legais, o engenho nunca foi realmente construído.

Jacob Perkins

1835
Jacob Perkins elabora o primeiro sistema de ciclo fechado de refrigeração de compressão de vapor. Por causa de questões técnicas, financeiras, políticas e legais, o engenho nunca foi realmente construído.

Michael Faraday

1831
Michael Faraday descobre a Indução eletromagnética, fenómeno que origina a produção de uma força electromotriz (ou tensão) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático. Este é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores, motores elétricos e a maioria das demais máquinas eléctricas.

Robert Brown

1831
Robert Brown descobre o núcleo das células vegetais. Enquanto estudava as diferentes especies de plantas que recolheu durante uma viagem à Austrália, Brown reparou em algo que o intrigou, ao examinar essas espécies ao microscópio: em cada célula havia uma estrutura semelhante circular opaca, a que ele chamou de "núcleo". Esta descoberta foi base para um estudo mais aprofundado realizado por Matthias Jakob Schleiden.

Joseph Smith

1830
Joseph Smith publica o Livro de Mórmon , uma das quatro obras-padrão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. De acordo com o relato do próprio livro, este foi escrito por muitos profetas antigos, pelo "espírito de profecia e revelação", cujas palavras, escritas originalmente em placas de ouro, foram resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon e por este motivo o livro tem este nome até hoje. Neste mesmo ano a Igreja é formalmente organizada como a mesma igreja que Jesus criara quando estava na terra, só que agora Restaurada por um profeta chamado e ordenado por Deus.

William James

1830
É inaugurada a "Liverpool and Manchester Railway" (L&MR), a primeira companhia do mundo a realizar o transporte ferroviário interurbano de passageiros. Esta companhia foi projectada por William James, um advogado e topógrafo inglês, com o objetivo de tornar mais rápido o transporte de matérias-primas e produtos acabados entre o porto de Liverpool e moinhos em Manchester e cidades vizinhas.

John Walker

1829
John Walker inventa os fósforos de fricção. Desde cedo Walker tentou encontrar meios de obter fogo facilmente. Já eram conhecidas na altura várias misturas químicas que provocavam explosão mas não tinha sido ainda encontrada uma substância capaz de transmitir a chama para um material de combustão lenta como a madeira. Enquanto Walker estava a preparar uma mistura de iluminação, um pedaço de madeira que tinha sido mergulhado na substância incendiou acidentalmente ao cair e roçar no chão. Walker imediatamente apercebeu-se do valor prático da descoberta e começou a replicar pedaços com as características daquele que ardeu. Estes consistiam em talas de madeira ou palitos de papelão revestidas com enxofre e embebidos numa mistura de sulfeto de antimónio e clorato de potássio. E assim nasceu um utensílio muito utilizado até aos nossos dias.

Joseph Nicéphore Niépce

1826
Joseph Nicéphore Niépce tira a primeira fotografia. Niépce recobriu uma placa de estanho com betume branco da Judeia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingido pela luz. Nas partes não afetadas, foi retirado o betume com uma solução de essência de alfazema. Ao expor uma dessas placas durante aproximadamente 8 horas na sua câmera escura fabricada pelo ótico parisiense Chevalier, conseguiu uma imagem do quintal da sua casa. Apesar desta imagem não conter meios tons e não servir para a litografia, todas as autoridades na matéria consideram-na como "a primeira fotografia permanente do mundo".

Edward Pease

1825
Edward Pease inaugura a Stockton and Darlington Railway, a primeira companhia ferroviária pública a ser estabelecida no mundo. A linha possuía 40 km de extensão, e foi construída entre Darlington e Stockton-on-Tees, em Inglaterra. Foi inicialmente construída para fazer a ligação entre as minas de carvão no interior de Stockton, que era transportado através de barcos.