1814 | George Stephenson constrói a primeira locomotiva realmente eficaz. A máquina foi batizada de Blucher e destinava-se ao transporte de carvão dentro da mina; tinha capacidade para transportar 30 toneladas e foi a primeira locomotiva a usar rodas com rebordos que a impediam de sair dos carris. O seu sucesso foi tal que Stephenson foi convidado para construir uma linha ferroviária de 13 Km entre Hetton e Sunderland. Esta ferrovia usava a gravidade para mover a carga nos percursos inclinados e locomotivas para as partes planas e subidas e foi a primeira linha-férrea que não usava nenhum tipo de energia animal. ▶ |
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George Stephenson
John Dalton
1808 | John Dalton publica a sua teoria atómica. Teoria esta que nos traz a ideia de que a reação entre substâncias segue proporções bem definidas e que a matéria é formada de átomos. Dalton concluiu que toda a matéria, não apenas os gases, deve consistir-se por diminutas partículas que, durante uma reação química, permanecem inalteradas, apenas se configuram segundo uma disposição diferente. Reviveu, assim, as antigas teorias atómicas gregas. ▶ |
Richard Trevithick
1804 | Richard Trevithick constrói a primeira locomotiva ferroviária. Esta máquina foi usada nas minas de ferro de Pen-Y-Darren, no País de Gales. Com 10 vagões atrelados, à velocidade de 8 Km/hora, fez a sua primeira viagem no dia 21 de Fevereiro deste ano. Embora tivesse funcionado, o seu sucesso foi efémero: a máquina avariava constantemente e o seu peso, partia os carris, desenhados para serem utilizados pelas carruagens puxadas por cavalos. Trevithick foi um pioneiro cujas invenções eram avançadas demais para a sua época; além das locomotivas, construiu barcos a vapor, máquinas de debulhar e de dragar, no entanto nunca conseguiu investidores que o ajudassem a desenvolver os seus projetos. Morreu na pobreza e na obscuridade e as suas invenções muito pouco reconhecidas. |
Joseph Gay-Lussac
1802 | Joseph Gay-Lussac formula a segunda lei dos gases, que estipula que um gás se expande proporcionalmente à sua temperatura absoluta se for mantida constante a pressão. Estudos nesta matéria ocorreram, de uma forma independente, pelo inglês John Dalton. |
Oliver Evans
1801 | Oliver Evans desenvolve um motor a vapor de alta pressão usado num protótipo de veículo automotor e numa máquina de dragagem. Evans descreve um ciclo de refrigeração por compressão de vapor fechado para a produção de gelo de éter sob vácuo. |
JohnDalton - TabPesosAtomicos
1801 | John Dalton apresenta a lei das pressões parciais. Esta lei diz que numa mistura de gases, cada componente exerce a mesma pressão como se estivesse isolada no recipiente que a contém. Dois anos mais tarde, elaborou a primeira tabela de pesos atómicos. |
Joseph-Marie Jacquard
1801 | Joseph-Marie Jacquard inventa o mecanismo de cartões perfurados, aplicando-o ao tear mecânico. Jacquard construiu um tear automático, capaz de ler os cartões e executar as operações numa sequência previamente programada. Os mesmos cartões perfurados de Jacquard, que mudaram a rotina da industria textil, teriam, alguns anos mais tarde, uma decisiva influência no ramo da computação. |
Alessandro Volta
1800 | Alessandro Volta inventa a pilha elétrica. Volta, pondo em prática uma experiência de Luigi Galvani, descobriu algo curioso. Verificou que, se dois metais diferentes forem postos em contato um com o outro, um dos metais fica ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo. Estabelece-se entre eles uma diferença de potencial ou seja, uma tensão elétrica. Usando esta experiência como base, concebeu uma pilha, a que deu o nome de pilha voltaica. |
NOTA: A informação exposta neste artigo foi seleccionada através de uma compilação de dados obtidos no correspondente artigo na wikipedia. IMAGENS: Retrato de • • • • • VIDEO: Biografia de . |
Século XIX
NOTA: A informação exposta neste artigo foi seleccionada através de uma compilação de dados obtidos no correspondente artigo na wikipedia. IMAGENS: Retrato de • • • • • VIDEO: Biografia de . |
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